As lentes multifocais recebem esse nome (multifocais/progressivas) devido aos diferentes pontos de foco em uma única lente.
Nesse sentido, as lentes multifocais contam com três campos de visão que corrigem visão de perto, intermediária e longe. Além de que essas divisões não ficam visíveis nas lentes.
Cada campo possui o grau necessário para enxergar perfeitamente de longe e de perto e na visão intermediária, onde é localizada a transição do grau de perto para o grau de longe. E não se preocupe. Essa diferença de grau presente ao longo da superfície da lente não é mais notada esteticamente. E isso é graças ao avanço tecnológico das lentes progressivas.
Para que servem as lentes multifocais?
As lentes multifocais servem para corrigir presbiopia ou vista cansada. O fato é que a presbiopia é uma condição natural que surge devido ao envelhecimento do cristalino. Assim, conforme envelhecemos, nossos olhos vão perdendo a elasticidade do cristalino, por isso a capacidade de focar em objetos de perto diminui. É esse desgaste natural que faz com que presbiopia apareça, geralmente, a partir dos 40 anos.
Adaptação com as lentes multifocais
Quem começa a usar lente multifocal ou usa um tipo de lente há bastante tempo e irá trocar, pode sentir dificuldade para se adaptar com o óculos multifocal. E esse processo é normal. Isso acontece por causa da progressão dos campos de visão, então o cérebro e o olho tem de aprender a se ajustar as novas condições.
Tratamentos Adicionais
Uma lente visão simples pode receber diversos tratamentos opcionais para proporcionar mais conforto ou proteção para a sua vista. São eles:
- Antirreflexo: Reduz reflexos indesejados nas lentes, proporcionando visão mais clara, especialmente durante a noite
- Fotossensíveis: Adaptam-se à luz ambiente escurecendo em exposição ao sol, tornando-as ideais para uso interno e externo
- Filtro Azul: Proteção aos olhos contra as luzes azuis nocivas emitidas por acessórios digitais como celular, computador, entre outros
Qual o material adequado para o meu grau?
Caso sua receita seja plano até 3 graus, as lentes feitas em resina podem ser consideradas uma boa opção, devido seu menor valor de produção.
Para graus acima de 3 até a casa dos 5 ou 6, as lentes de policarbonato deverá ser a sua escolha. Possui um material mais leve diminuindo também a espessura.
Para correções acima de 6 graus, devemos considerar lente em resina de alto índice. O material de alto índice é mais fino e leve do que o policarbonato. Isso ajuda a reduzir a espessura das lentes, tornando-as mais leves, finas e confortáveis de usar.
As lentes digitais são uma opção a considerar para todos os tipos de materiais. Elas são projetadas com tecnologia avançada para proporcionar uma visão nítida e ampla em todas as distâncias. No entanto, é importante notar que as lentes são mais caras do que as lentes tradicionais, devido à sua tecnologia aprimorada.
Também é muito importante ressaltar que, para fazer um óculos com lentes multifocais, a armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não terá uma transição suave entre os três campos de visão. Nesse sentido, a armação ideal deve ter a altura do aro de, no mínimo, 30 mm ou 3 cm para possibilitar essa transição do grau ao longo da superfície da lente.